Dizem que as primeiras impressões contam muito. Tentamos mostrar-nos bonitas e confiantes em cada evento profissional, em cada encontro amoroso. Não se trata tanto de “esconder” quem somos, mas de conseguir mostrar visualmente “o melhor” do que somos.
A imagem que projectamos no mundo estende-se muito para além da roupa, dos acessórios, do penteado ou da maquilhagem. Essa imagem é como uma “segunda pele”, uma “máscara” que usamos para contactar com os outros. Sem ela, sentir-nos-íamos nuas, indefesas! A roupa, os acessórios, o penteado ou a maquilhagem integram uma espécie de armadura pessoal que nos transmite (ou não) a confiança necessária para enfrentar cada nova situação: as pessoas com quem nos cruzamos no quotidiano, os desafios e oportunidades que nascem desses encontros.
Olhando a posição dos astros no momento do nosso nascimento, esta “máscara” surge representada no signo Ascendente – ou seja, o signo que cruzava o horizonte a Oriente. É aí que nasce o Sol e tem início um novo dia, reflectindo o modo como nós, seres humanos, nos abrimos ao mundo exterior e com ele contactamos numa primeira impressão.
Para algumas pessoas, essa primeira impressão é marcante. Gostam de looks arrojados, de padrões exóticos e cores fortes. É como se dissessem “Cheguei! E vim para deixar a minha marca pessoal em tudo e em todos!”. Outras pessoas fazem questão de passar despercebidas na multidão: adoptam uma atitude mais prudente, mais reservada. Observam e reflectem antes de iniciar qualquer contacto. Entre um e outro caso, muitos estilos possíveis existem, deste as fashionistas às minimalistas, das hippie chic às amantes do vintage.
Em qualquer caso, o look é um reflexo directo da forma como estabelecemos um primeiro contacto com as circunstâncias à nossa volta. Nesse sentido, mudar de look não é apenas tornarmo-nos mais atraentes ou modernas. É principalmente uma reconfiguração da forma como encaramos o mundo – e da forma como queremos que o mundo nos veja. Como se, apostando num novo projecto (seja uma nova carreira ou um novo relacionamento), precisássemos da “armadura” adequada para lutar pelo objectivo final.
A melhor forma de procurar o look ideal talvez dependa menos da moda actual e mais de aprendermos a jogar com os nossos pontos fortes. Nesse sentido, uma astróloga pode ser tão útil como uma consultora de imagem!
- Não conhece o seu signo Ascendente? Calcule aqui! -
Muitas mulheres passam demasiado tempo desligadas do seu look: ou porque tiveram filhos e engordaram, ou porque se habituaram a vestir sempre o mesmo fato-farda para o trabalho, etc. Mas quando os planetas mais lentos do Sistema Solar (de Júpiter a Plutão) cruzam o seu Signo Ascendente, voltam a sentir necessidade de olhar para a sua “máscara”.
Afinal, até que ponto o seu look e a sua atitude estão alinhados com a pessoa que você é hoje? Estará a criar as “primeiras impressões” de que precisa para progredir em termos profissionais ou pessoais? Ou será que esconde as suas inseguranças por detrás de um visual desalinhado e desactualizado?
Da próxima vez que folhear uma revista de moda, pense nisso. Muito para além da moda e da beleza exterior, o look certo pode ajudá-la a transformar a sua relação com o mundo e a causar uma primeira impressão positivamente inesquecível.
Nota Importante! Um agradecimento especial à consultora de imagem Anita Silvestre da Look-a-Day, pela inspiração para este artigo e pela renovação do meu próprio look!