astrologia consciente
Blog

Restrições financeiras

Tens uma questão?
Image Fotografia de Alice Pasqual
Desafios 2017.11.12
Estou passando por uma fase de mudanças interiores intensas, mas a minha grande questão é financeira, por mais que eu trabalhe duro, com dedicação, meu lado financeiro é sempre muito restritivo...

Vera Lúcia, Santa Catarina (Brasil)

O dinheiro é uma questão incontornável na vida de qualquer pessoa. A não ser que você seja um monge isolado do mundo (e sem responsabilidades na gestão das finanças do templo!), o dinheiro vai ocupar muitos dos seus pensamentos no dia-a-dia. Algumas teorias espirituais mais radicais defendem que o dinheiro é um mal necessário. Na minha perspetiva, o dinheiro não é bom nem mau, mas apenas a forma mais material e visível do valor dos objetos, do trabalho.

E que é isso de valor? O seu valor é a medida das suas qualidades, dos seus talentos, dos seus esforços, das suas conquistas. Você tem uma noção desse valor, espera que as outras pessoas o reconheçam. Este reconhecimento pode vir do exterior, como um elogio (Fizeste um ótimo trabalho!), ou um gesto de afeto (És uma amiga maravilhosa!). Ou pode vir de si mesma, do sentir-se válida, responsável por dar qualquer coisa de bom e útil ao mundo - uma capacidade, um sentimento, uma ideia.

No mapa astrológico, todo este valor aparece refletido na casa 2. O(s) planeta(s) que nela se encontrem, o signo em que começa esta casa e o(s) planeta(s) que rege(m) esse signo dão importantes indicações sobre o que você reconhece em si mesma como sendo valioso.

O que você encontrar de valioso em si mesma, é aquilo a que também as outras pessoas reconhecerão valor, retribuindo-lhe com elogios, com afeto, ou com dinheiro.

No seu caso, o sentido de valor próprio surge pouco definido, difícil de materializar no mundo real. O que você tem de mais valioso é a sua imaginação, a sua empatia, a sua capacidade para se ligar emocionalmente aos outros, intuindo os seus sentimentos e motivações mais profundos, mais escondidos. Mas será que valoriza isso como um dos seus talentos mais preciosos, ou pelo contrário sente uma subtil mas dolorosa desconexão com o lado sensível da vida?

Você é uma pessoa inteligente e trabalhadora. Ainda assim, a chave para compreender o enigma que são os seus rendimentos flutuantes não está tanto nas suas capacidades intelectuais, ou na sua perseverança. Está sim naquilo que a faz sentir vulnerável, no seu lado mais sensível e mais profundo. Para obter o merecido retorno do seu valor, talvez tenha que sacrificar expetativas e desejos pessoais para dedicar-se a qualquer coisa que está muito além do seu controlo individual (como poderia ser, por exemplo, a criação artística, ou uma causa social). Ou talvez sinta necessidade de procurar o seu sentido de valor próprio em alguma prática espiritual como a meditação.

Os próximos anos tendem a adensar este clima de indefinição relativamente ao seu valor próprio - e por isso, também, ao valor que os outros reconhecem em si, traduzido em remuneração, dinheiro. Esteja atenta a ilusões, fantasias, promessas de caminhos fáceis. Ainda assim, parece haver um "convite" para aprofundar o seu lado idealista, não com mais sonhos mas com a materialização dos sonhos que já tem.

Por estranho que possa parecer, os seus rendimentos deixarão de ser problema quando você parar de se concentrar neles, para se entregar a um projeto profissional que mexa com o coração e o espírito das outras pessoas. Estabilidade financeira, é pouco provável - o que não significa que lhe falte prosperidade, abundância, sobretudo no seio familiar.

Prepare-se para navegar nas águas das suas profundezas emocionais. Se as tem evitado ao longo da sua vida, não pode mais continuar a fazê-lo. Confusão e incerteza são componentes essenciais dessa viagem. E os seus velhos instrumentos de navegação (racionalidade, sentido prático) não a podem ajudar. É tempo de escutar a sua intuição, e tentar seguir as estrelas que de vez em quando espreitam por entre o nevoeiro.

Partilha este artigo
© 2017 - 2022. Astrologia Consciente - Todos os Direitos Reservados