astrologia consciente

Os Elementos

As bases fundamentais em que assenta o nosso mundo

Na tradição esotérica ocidental, os elementos essenciais são quatro:

FOGO

TERRA

AR

ÁGUA

Cada elemento representa um princípio fundamental que existe em todos os níveis da realidade, tal como a sentimos e vivemos.

Como peças de Lego de 4 cores diferentes, os elementos são as bases fundamentais com as quais o nosso mundo se constrói – não só o mundo exterior das coisas materiais e dos acontecimentos mas também o mundo interior dos pensamentos, das emoções e dos comportamentos.

Em Astrologia, cada signo e cada casa estão associados a um determinado elemento, de acordo com as suas características fundamentais. Os signos de um mesmo elemento têm uma compatibilidade básica entre si, e as casas do mesmo elemento representam áreas de experiência em que somos confrontados com os aspectos do mundo que esse elemento simboliza.

Um mapa astrológico possui uma mistura muito própria dos diferentes elementos, conforme o balanço de signos onde há astros. Regressando à metáfora do filme astrológico, podemos imaginar os elementos como as cores fundamentais do guarda-roupa dos astros/actores, e que têm uma influência muito significativa no signo/guião que eles vão interpretar.

As chamas de uma fogueira, o calor do Sol e a emoção de estar apaixonado são tudo manifestações do elemento Fogo.

Em cada mapa astrológico existe habitualmente uma maior influência de um ou dois elementos, porque existem mais astros e/ou ângulos em signos desses elementos. O elemento dominante é aquele cuja expressão é mais fácil, mais natural, e por isso transparece rapidamente no comportamento da pessoa, na sua forma de encarar o trabalho e de se relacionar com chefes, colegas e clientes. Quanto aos elementos em falta, também isso é notado. Em geral ocorre uma de duas situações:

  • A pessoa tenta compensar o elemento em falta, fazendo um grande esforço por desenvolver as qualidades associadas a esse elemento (e/ou por fingir que as tem);
  • A pessoa ignora o elemento em falta, apoiando-se nos seus elementos dominantes como únicos recursos para progredir na vida.

Em qualquer caso, todo o ser humano anseia por sentir-se completo. Por mais confortável que seja apoiar-se nos elementos mais abundantes do teu mapa astrológico, é importante não esquecer que todos os quatro são importantes, e estar receptivo aos desafios que implicam sair da tua zona de conforto para experimentar um elemento em que te sentes "peixe-fora-d’água".

 

FOGO

Os astros em signos de Fogo são personagens enérgicas, extrovertidas, com grande coragem e inspiração. Os seus estados de espírito são contagiantes e variam entre a alegria irreprimível e a cólera imparável.

Encontras muitas pessoas de Fogo em posições de liderança – ou contrariadas por terem de obedecer a um chefe que não as motiva. Onde o Fogo é predominante há a necessidade básica de acreditar naquilo que se está a fazer, de trabalhar com paixão e de encontrar motivos estimulantes para regressar no dia seguinte.

O melhor de um profissional com este elemento dominante é a sua capacidade para assumir riscos e inspirar os outros a seguir a sua visão, qualquer que ela seja. Afinal, os melhores líderes são aqueles que fazem sobressair nos outros os seus maiores talentos. Quem tem um mapa dominado pelo Fogo beneficia do dom de fazer qualquer pessoa sentir-se especial, feliz por ser quem é e capaz de realizar qualquer coisa a que se proponha.

O elemento Fogo está associado a vocações que requerem assertividade, coragem e espírito de liderança. Bombeiros e militares são um bom exemplo, mas também os cirurgiões e os atletas precisam da confiança e da capacidade de agir próprias dos signos de Fogo.

Se no teu mapa astrológico predomina o elemento Fogo, corres o risco de te sentires demasiado confiante, de reagires agressivamente em situações de conflito e de tomares decisões por impulso. Ainda que o Fogo produza excelentes líderes, é possível que tentes impor os teus pontos de vista aos outros (sobretudo se tiveres pouco Ar no mapa) e desprezes os detalhes práticos de qualquer projecto (especialmente se faltar Terra no mapa).

Além disso, a tua franqueza por vezes rude pode tornar-te num verdadeiro bully aos olhos dos outros, que te podem achar insensível aos seus sentimentos (quando existe pouca ou nenhuma Água no mapa).

Se no teu mapa astrológico há pouco elemento Fogo, falta-te também entusiasmo e motivação. Pareces desligado do lado criativo e espontâneo da vida, sem confiança em ti nem no futuro, o que traz grandes dificuldades à tua auto-estima e à tua capacidade de te afirmares junto dos outros.

 

SIGNOS DE FOGO

Carneiro - Leão - Sagitário

 

TERRA

Os astros em signos de Terra são personagens introvertidas e prudentes, com enorme bom senso e sentido prático. O seu humor é relativamente estável ainda que tenham tendência para a melancolia e o pessimismo.

Encontras pessoas de Terra nas formiguinhas de serviço: os trabalhadores mais organizados, mais empenhados nas questões práticas e mais aptos na gestão de bens materiais. O domínio da Terra representa a necessidade básica de construir algo sólido, útil e que funcione com eficiência, recorrendo para tal a um planeamento cuidado e a uma rotina de trabalho bem estruturada.

O melhor de um profissional com este elemento dominante é o seu sentido de responsabilidade e a sua capacidade para lidar eficazmente com as questões logísticas e financeiras da sua actividade. Afinal, qualquer empresa precisa de bases estáveis e seguras de funcionamento para que os seus projectos tenham sustentabilidade no médio e no longo prazo. E por isso mesmo as pessoas com forte presença de Terra nos seus mapas são essenciais em qualquer ramo de negócio – ninguém saberá lidar tão bem com recursos financeiros.

O elemento Terra surge com frequência nas vocações onde a perícia técnica, o sentido crítico e a capacidade de análise são essenciais. Cientistas e gestores são exemplo disso, mas também empresários agrícolas e guias da Natureza – pela sua ligação ao mundo natural.

Se no teu mapa astrológico predomina o elemento Terra, tens tendência para dar demasiado valor às questões materiais, encarando a vida com pessimismo e falta de imaginação. É frequente assumires demasiadas responsabilidades e acalentar uma certa amargura e passividade. O teu auto-controlo emocional pode tornar-se excessivo (principalmente se houver falta de Água no mapa), ou dar lugar a uma desconfiança no futuro e nos outros (sobretudo se faltar Fogo no mapa). Por outro lado, podes sentir que os teus horizontes intelectuais estão limitados ao que é concreto e palpável, recusando novas ideias ou conceitos abstractos (mais evidente na ausência de Ar no mapa).

Se existe falta do elemento Terra no teu mapa astrológico, sentes dificuldade em lidar com as rotinas do dia-a-dia. A gestão dos teus próprios bens torna-se num pesadelo (ou porque se perdem, ou porque são roubados,…) e até a higiene e os cuidados básicos de saúde e nutrição podem ser descurados.

 

SIGNOS DE TERRA

Capricórnio - Touro - Virgem

 

AR

Os astros em signos de Ar são personagens inteligentes e eloquentes, que aprendem e percebem as ideias dos outros rapidamente. Muito sociáveis, detestam emoções descontroladas e não valorizam as questõas mais práticas.

Encontras pessoas de Ar entre os tagarelas e os teóricos. A sua curiosidade é grande e depende da troca de ideias com os outros para se satisfazer. Sempre que o Ar domina, as ideias estão acima de qualquer outra preocupação, e por isso o mais importante para estas pessoas é sentirem-se intelectualmente estimuladas por aquilo que fazem.

O melhor de um profissional com este elemento dominante é a sua capacidade para lidar com conceitos abstractos e para gerar um fluxo de informação abundante com os seus colegas de trabalho. Além disso, o talento para a comunicação verbal e escrita é notável e facilita a sua integração em qualquer actividade profissional onde tais requisitos sejam importantes. 

O elemento Ar está relacionado com todo o tipo de vocações que dependem do contacto intelectual com os outros. Relações públicas e diplomacia são duas áreas interessantes para este elemento, mas também as empresas tecnológicas (onde é preciso ter à-vontade com temas altamente teóricos) e a economia social. Independentemente do ramo de negócio, estas pessoas tendem a preferir o trabalho em equipa em vez de qualquer tarefa solitária.

Se no teu mapa astrológico predomina o elemento Ar, podes dar demasiada importância ao intelecto em detrimento das emoções, o que resulta numa atitude fria, insensível e desligada da realidade das outras pessoas (principalmente se houver falta de Água). Os teus elevados padrões de racionalização podem levar-te a discriminar as pessoas menos inteligentes do que tu, desprezando o mérito da audácia e do carisma quando estes não são sustentados por um discurso eloquente (mais comum na ausência de Fogo). A facilidade para lidar com conceitos e teorias pode ainda associar-se a uma falta de inteligência prática que te impede de encontrar soluções concretas para problemas reais (sobretudo na carência de Terra).

Se falta o elemento Ar no teu mapa astrológico, encontras grandes obstáculos em lidar com ideias complexas e em comunicar com os outros. Além disso, envolves-te demasiado com as tuas emoções, as tuas experiências e as tuas crenças, sem conseguires distanciar-te o suficiente para relativizar as tuas percepções, para dar espaço e compreender a opinião dos outros.

 

SIGNOS DE AR

Balança - Aquário - Gémeos

 

ÁGUA

Os astros em signos de Água são personagens sensíveis e sonhadoras, que anseiam por ligações afectivas profundas. O seu comportamento pode ser tão variável como as marés, reagindo com sensibilidade a tudo o que acontece.

As pessoas de Água são as que mais facilmente compreendem os sentimentos dos seus colegas. O domínio deste elemento traz à tona a necessidade básica de investir emocionalmente em qualquer coisa, seja um projecto ou uma equipa. Estas pessoas precisam de um qualquer vínculo afectivo para sentir que estão na profissão certa e para dar o seu contributo imaginativo e sensível ao trabalho em que estão envolvidas.

O melhor de um profissional com este elemento dominante é a sua capacidade para se colocar no lugar dos outros, para entender as suas necessidades e motivações. Com isso torna-se possível criar um espírito solidário com chefes e colegas, e contribuir decisivamente para um produto ou serviço que chega ao coração das pessoas e as faz sentir mais seguras, mais acarinhadas e mais satisfeitas consigo mesmas.

O elemento Água está relacionado com vocações que têm uma forte componente sentimental e imaginativa. É o caso da expressão artística – enquanto forma de partilhar emoções – mas também da Psicologia e de todas as actividades que se dedicam ao bem-estar emocional e espiritual.

Se predomina o elemento Água no teu mapa astrológico, tens tendência a ser excessivamente emocional na interacção com o mundo, passando muito tempo a sonhar acordada e até usando da manipulação dos sentimentos dos outros (que você tão bem detectas) para conseguires o que queres. Podes também sentir-te muito dependente de outras pessoas, exigindo amor e atenção permanentemente. A sobrevalorização das tuas próprias emoções dificulta a análise objectiva de qualquer situação desagradável ou ameaçadora (principalmente na ausência de Ar). Se costumas reviver memórias negativas e dolorosas com frequência, isso pode levar-te a perder auto-estima e a colocares-te na posição de vítima (sobretudo quando falta Fogo). A fuga às questões materiais pode também ser frequente e reflecte-se no desleixo com aquilo que é teu e na incapacidade para organizar as tuas rotinas diárias (existindo pouca ou nenhuma Terra).

Se há falta do elemento Água no teu mapa astrológico, há uma certa dificuldade em reconheceres e compreenderes os teus sentimentos e os das outras pessoas. Colocas de parte o lado imaginativo da vida como sendo inútil ou infantil, e pode ser especialmente difícil estabelecer vínculos emocionais íntimos com quem te está mais próximo.

 

SIGNOS DE ÁGUA

Caranguejo - Escorpião - Peixes

 

© 2017 - 2022. Astrologia Consciente - Todos os Direitos Reservados