A posição de Plutão no teu mapa astrológico simboliza os teus medos mais recônditos, os esqueletos há muito guardados no armário do Inconsciente, fonte de traumas, vergonhas, mas também de imenso poder e resiliência.
Quando Plutão transita afectando um dos teus planetas pessoais, nada fica como dantes. Dentro de ti e dos teus relacionamentos, sobretudo os mais íntimos. Plutão força-te a confrontar o teu lado mais sombrio, os teus pesadelos mais antigos, as tuas obsessõezinhas inconfessáveis. Traz à tona as feridas do Passado que nunca chegaram a cicatrizar (por mais que tenhas tentado "perdoar & esquecer"). Torna-te mais possessiv@ que o habitual, mais desconfiad@, mais esquiv@. Ou então confronta-te com pessoas dominadoras, que tentam esmagar-te a vontade própria para que tenhas a oportunidade de descobrir de que matéria és realmente feit@, onde reside o teu maior poder e como deves utilizá-lo para te preservares.
Porque Plutão é também sentido de preservação, de sobrevivência. O instinto animal partilhado por todos os seres vivos, e que tem como único objectivo prevalecer sobre tudo o resto a qualquer preço - que se danem as obrigações morais ou as conveniências sociais.
Durante um trânsito de Plutão, há uma sensação de ameaça eminente. Podes projectá-la no teu chefe (que te quer tramar...!), nos teus colegas de trabalho (que se querem safar às tuas custas...!), no teu companheiro ou companheira (que anda a esconder qualquer coisa...!), no governo (que só sabe lixar-te a vida e os bolsos...!) Todos os sentidos (incluindo o da intuição) entram em alerta máximo, atentos ao mínimo sinal de perigo.
Por mais paranóic@ que te tornes, há sempre qualquer fogueirazita a alimentar a fumaça dessa paranóia. Sim, há mesmo alguém a tentar tramar-te - consegues senti-lo mesmo que não saibas explicar como ou porquê. A questão é perceber quem. E se no comportamento suspeito dessa pessoa não estará reflectido algum aspecto mais sombrio que em ti mesm@ tentas negar. Pois que se as circunstâncias da tua vida reflectem o teu estado de Alma, quanto mais tenebrosa for a situação, maior é a sombra inconsciente que tens mesmo de enfrentar.
As intensas experiências com Plutão podem provocar exaustão emocional, pedindo mais isolamento, mais privacidade. Mas no processo reaprendes algo de valioso sobre a capacidade de resistir à adversidade, purgando males antigos e renascendo das suas cinzas.
Se para isso tiveres de investigar a fundo os reais sentimentos e motivações daqueles que te são mais próximos, que seja. Talvez tenhas a lucidez de ir mais longe e perceber que muita do que sucede numa relação é bagagem emocional do Passado - e como podes culpar quem hoje está ao teu lado pelas tuas feridas mal curadas?
Um relacionamento que sobreviva ao impacto tremendo de um trânsito de Plutão tornar-se-á ainda mais sólido, mais profundo, muito mais íntimo e cúmplice. Ultrapassadas as desconfianças, os segredos e os ciúmes, atinges uma consciência maior das tuas verdadeiras motivações e tornas-te mais capaz de aceitar a sombra de quem está do teu lado. Com toda a sua escuridão, Plutão encerra no submundo dos tabus os incalculáveis tesouros do Inconsciente. Que tenhas a coragem de os resgatar.